EM BUSCA DA SABEDORIA

Minha vida é como um livro, cada dia uma página, a cada hora um novo texto, a cada minuto uma palavra, e neste segundo o benefício das plantas que fazem milagres, não será por acaso que quando se constrói uma casa, pouco tempo depois, começam a nascer as plantas que
Fazem a nossa vida ter sentido. Em cada uma delas trás um significado e que se chama de mezinha, é com elas que vamos atenuando e até curando os males do corpo e da alma. Foi por este motivo que dei a este blogue o Milagre da Plantas.

enfeite da apresentação

quarta-feira

AÇAFROA...

                                                                               

Planta tintorial tão importante como o índigo,
esta espécie de cardo com flores amarelo-alaranjadas,
profusamente rodeadas de brácteas, foi progressivamente
abandonada desde a descoberta dos corantes químicos.
Originária do Oriente, subsiste no estado subespontâneo
nas searas do Alentejo, do Algarve e da Madeira.
A palavra Carthamus deriva do árabe kuthum, que, por sua
vez, deriva do hebraico kartami, tingir. Das flores resulta um
primeiro corante amarelo que não é apropriado para a tinturaria;
segue-se-lhe a cartamina, ou vermelho vegetal, que ainda é
utilizado actualmente pelos pintores e, na Argélia, para o fabrico
de cosméticos. Sob a designação de açafrão-bastardo, as flores
da açafroa já foram utilizadas em falsificações de açafrão.
As  sementes, muito amargas, são, contudo, apreciadas pelos
papagaios, pelo que são também conhecidas por sementes
de papagaio . As folhas e as sementes contem uma enzima que
provoca a coagulação do leite. Das sementes extrai-se um óleo
que em algumas regiões é utilizado para a iluminação e como
purgativo. Largamente cultivada na Índia, Hungria e Etiópia, é
bastante rara no estado espontâneo.




2 comentários:

  1. Estava achando que era o mesmo açafrão e lendo vi que não.
    EM tempo voce é parente da poetisa Nina Filipi?
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu amigo muito estimado sou a mesma mas com outro nome uma vez que não me deixam fazer vários com o mesmo nome, adorei a sua visita é sempre uma bênção para mim, ver que os meus bons amigos jamais me esqueceram nem que eu vista as roupagens que vestir, descobri esta preciosidade que não me faz aderir ao acordo ortográfico, até porque o novo é bem mais simplificado, e do mesmo modo vou ensinando e aprendendo e também uma maneira ter ter o cérebro sempre em movimento" mente são em corpo podre" pois acho que a nossa mente tem uma idades diferente do corpo, tenha um dia lindo cheio de sol com beijinhos de luz e muita paz.

      Eliminar

Em cada palavra, em cada gesto ou em cada sorriso, consegues levar um pouco de felicidade a quem já perdeu tudo na vida.
Só assim um coração triste volta a ter esperança.
O teu comentário seja bom, ou mau, será para quem o recebe uma gota de orvalho que seca ao nascer do sol, mas que não deixa morrer de sede a quem a bebe.